Cases

Vídeo “LUSH COSMÉTICOS” loja sustentável SKA Rating no Brasil, bairro Jardins, SP

Uma referência em reforma sustentável no nosso país é a primeira e maior loja e spa da marca britânica LUSH de cosméticos orgânicos no Brasil e América Latina a receber a certificação inglesa SKA RATING RICS outorgada pela organização britânica Royal Institution of Chartered Surveyors em 2014. O projeto recebeu o nível SKA PILOTO e a loja sustentável da Consolação é o maior spa da empresa no mundo, com área total de 650 m². O espaço possui quatro andares, sendo os dois primeiros para a loja e staff e os dois últimos exclusivos para o spa, com quatro salas de tratamento e lounges, além de uma cozinha conceitual que busca traduzir a filosofia da marca e reproduzir o clima de uma casa de campo inglesa.

Confira video arkideias TV e detalhes sobre este projeto piloto: http://www.lcpconstrucoes.com.br/projeto_lush.html

O projeto da LUSH Jardins em São Paulo foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura Studio M+B ( http://www.studiomeb.com.br/) e executado pela LCP Engenharia & Construções ( www.lcpconstrucoes.com.br), com a consultoria ambiental da Green Design do Brasil (http://greensustentavel.com.br), que garantiu o selo SKA Rating presente em 290 reformas no Reino Unido. A simulação computacional foi desenvolvida pela empresa americana VIDARIS (http://www.vidaris.com ) e os projetos elétricos, hidráulicos e mecânicos são da Greenwatt( www.greenwatt.com.br ).

Após 100 dias de execução, a edificação existente foi reformada e adaptada para atender às novas necessidades do empreendimento. Destaco as tecnologias, produtos ou estratégias sustentáveis:

* Gestão de Resíduos: 99,14% do que foi gerado durante a demolição e construção foi reciclado e/ou reutilizado como agregados reciclados na própria obra.

* Eficiência Energética: avaliação do desempenho energético determinados em simulação computacional de acordo com a norma internacional – ASHRAE 90.1.2007 para a determinação de parâmetros e especificação de sistema de climatização eficiente de ar condicionado ( Daikin), Lâmpadas LED ( Philips), sensores de presença e calor- dual technology ; sistema de automação ( KNX) para o controle individual de acionamento da iluminação por ambientes e circuitos independentes, sistemas de dimerização; iluminação natural e película nas fachadas de vidro (Ekoty) que reduzem a incidência solar e aumentam o conforto térmico;

* Eficiência hídrica: todo sistema de distribuição hidráulica utilizou tecnologia de tubos e conexões feitos com PP Polipropilenoe PP-R Polipropileno Copolímero Random ( Grupo DEMA); vasos sanitários com caixa acoplada e sistema de fluxo duplo e torneiras com fluxo de água controlado e arejador ( Deca, Docol e Vado); sistema de aquecimento solar ( Transsen) e boiler de 750 litros com apoio através de resistência elétrica; reaproveitamento das águas pluviais, armazenadas e filtradas para o uso na manutenção e limpeza.

* Inovação em projeto: sistema construtivo ECOGRID que utiliza painéis de argamassa com miolo de Poliestireno Expandido com alta resistência à compressão e alta capacidade de isolamento termo acústicas e propriedades antifúngicas que atendem à Norma de Desempenho NBR 15.575/2014; gerador de energia ( Sotrec) instalado na cobertura e reservatório de água com volume de “reserva emergencial”.

* Materiais e Recursos: especificação de produtos com conteúdo reciclado em sua composição, pisos cerâmicos, azulejos ( Portobello) e carpetes ( Interface) ; madeiras certificadas na movelaria de demolição ( OMNI ) e pisos ( Parquet SP) pela Forest StewardshipCouncil (FSC) e Programa Brasileiro de Certificação Florestal (Cerflor); tintas com baixo índice de compostos orgânicos voláteis (Hydronorth, Coral e Suvinil).

* Qualidade do Ar Interno: parede verde com 14 diferentes espécies vegetais plantadas em recipientes compostos por 70% de material reciclado de garrafas PET e irrigação controlada por um sistema de automação (LN Inteligência Digital) ;

Certificação SKA RATING SYSTEM da RICS:

O SKA Rating é uma ferramenta de avaliação ambiental que auxilia organizações, proprietários e inquilinos a mensurar com precisão o quão sustentável a sua reforma pode ser, de acordo com parâmetros internacionais de boas práticas ambientais. A metodologia da certificação SKA Rating é simples e a plataforma online é gratuita. É requisito obrigatório a contratação de um auditor certificado e credenciado ao RICS (SKA Assessor), de modo que a qualidade da gestão do processo seja garantida. Os projetos de reformas em projetos comerciais podem atingir classificações de Bronze, Prata ou Ouro, baseados no atendimento a uma percentagem de medidas relevantes para o escopo do projeto e obras.

Confira videos e publicações na mídia especializada:

  • VIDEO Arkideias – “Projeto da LUSH SPA São Paulo”
  • VIDEO Galeria da Arquitetura – “Planejada com sustentabilidade”
  • REVISTA GREENBUILDING – “Cosméticos Sustentáveis: Loja e spa da LUSH em São Paulo possui certificação inédita nas Américas”
  • REVISTA Casa e Jardim -“Clima de casa de campo inglesa: Com soluções e materiais sustentáveis, nova loja-spa da Lush em São Paulo é a maior do mundo e tem espaços aconchegantes como um lar britânico”
  • REVISTA AU-Editora PINI – “Soluções sustentáveis marcam projeto do Studio M+B para loja e spa da Lush em São Paulo
  • REVISTA Living De volta ao Brasil, marca britânica de cosméticos inaugura loja incrível
  • REVISTA Decor – “Beauty green_ Inspirado em uma casa de campo inglesa, este spa prima pelo verde e pela sustentabilidade em sua concepção, compondo ambientes incríveis e cheios de conforto
  • REVISTA GBC Brasil – “ Compromisso com a sustentabilidade_LUSH SPA
  • REVISTA Sistemas Prediais – ” SKA Rating_Plataforme Online Gratuita
  • REVISTA Sistemas Prediais – “LUSH SPA Conquista certificação Britânica: O projeto segue inúmeras diretrizes sustentáveis
  • REVISTA Infra Filosofias e práticas sustentáveis e sociais: Maior unidade no mundo da rede britânica de cosméticos recebeu em outubro a primeira certificação SKA Rating das Américas

Fotos: Mariana Orsi