Cases

Vídeo Casa Sustentável certificada LEED FOR HOMES no BRASIL em Alphaville Campinas, SP

CERTIFICAÇÃO LEED FOR HOMES da USGBC – A Residência Alphaville Dom Pedro em Campinas, São Paulo é a primeira edificação residencial no Brasil a receber o selo ambiental internacional LEED FOR HOMES da U.S. Green Building Council que já certificou 90.000 moradias nos Estados Unidos, Canada, Emirados Árabes, Montenegro, Hong Kong, China, Turquia, Ilhas Caymans e Colômbia. Esta conquista significa o inicio de um novo mercado de grandes dimensões no Brasil. A entrega oficial do selo ambiental internacional LEED FOR HOMES ocorreu em Novembro durante cerimônia na conferência Expo Arquitetura Sustentável 2015 em São Paulo com a participação de mais de 10 mil visitantes e grande interesse da mídia especializada.

Confira video arkideias TV e detalhes sobre este projeto piloto: http://www.lcpconstrucoes.com.br/projeto_campinas.html

Confira artigo no Jornal Folha de São Paulo: http://classificados.folha.uol.com.br/imoveis/2015/11/1708680-casa-ecologica-de-campinas-ganha-selo-internacional-de-sustentabilidade.shtml

Localizado em um condomínio fechado Alphaville em Campinas, São Paulo; o projeto residencial teve execução da LCP Engenharia & Construções ( www.lcpconstrucoes.com.br ) pioneira no Brasil na implementação da tecnologia do sistema construtivo ECOGRID e a obra tem revisão dos procedimentos ambientais desenvolvidos pela arquiteta Cristina Hana Shoji e Jon Jensen, auditores da empresa americana MAGRANN Associates ( www.magrann.com ) de New Jersey. O projeto é assinado pela arquiteta Teresa d’Ávila e o paisagismo, pela arquiteta Renata Kassis, do Studio Atrio ( www.studioatrio.com.br ). O sistema de eco saneamento e projeto de irrigação ficaram a cargo, respectivamente, da bióloga Izabel Figueiredo e do agrônomo José Américo Turri. Já os projetos elétricos e hidráulicos são da Greenwatt( www.greenwatt.com.br ).

LCP LEED HOME BRAZILUSGBC LEED HOME BRAZIL CERTIFICATE

O projeto recebeu o nível LEED PRATA com investimento adicional nas práticas sustentáveis no valor de 5% da moradia. Após 16 meses de execução, um dos principais destaques do projeto residencial de 450 m² está na redução de 60% no consumo de água, 70% no consumo de energia, 80% na geração de resíduos e 30% nos custos operacionais.

A implantação impôs uma construção em Y, a fim de aproveitar o terreno de forma objetiva e evitar movimentação de terra, permitindo ainda abertura a um amplo horizonte visual, na face nordeste. Dessa forma, a residência ficou dividida em 3 andares com: lavanderia, dependências do filho, garagem, academia de ginástica no andar inferior com saída para o jardim e área da piscina; quarto de hóspede, sala de estar, sala de jantar, lavabo, home theater e cozinha no térreo; e, no piso superior, suíte do casal com closets, escritório, varanda com mirante e acesso à sala técnica, além de abrigo para caixas d’água.

A competência da construtora, o comprometimento do proprietário e dos profissionais multidisciplinares envolvidos garantiram ao projeto as tecnologias, estratégias sustentáveis e soluções integradas :

* Eficiência energética : avaliação do desempenho energético determinados em simulação computacional de acordo com a norma internacional ENERGY STAR para a validação da especificação de sistema eficientes; elaboração de memórias de cálculos garantindo a vazão adequada dos aparelhos de ar condicionado ( Daikin); refrigeradores e lavadoras e secadoras de roupas com tecnologia “Inverter”; especificação de esquadrias de alta qualidade ( Viametal ); sistema de placas fotovoltaicas ( Neosolar) e de aquecimento de água; instalação de brise ( Hunter Douglas) e películas isolantes nos vidros ( 3 M) ; luminárias com lâmpadas do tipo LED

* Eficiência hídrica: armazenamento de água da chuva em cisterna de 10 mil litros (Acqualimp) e filtragem por meio de filtros ( Vortex) com reutilização de água cinza em descarga e na irrigação eficiente do jardim de paisagismo nativo; metais sanitários eficientes ( Docol ); sistema de distribuição hidráulica com tecnologia de tubos e conexões feitos com PP Polipropilenoe PP-R Polipropileno Copolímero Random ( Grupo Dema).

* Inovação em projeto: sistema construtivo ECOGRID que utiliza painéis de argamassa com miolo de Poliestireno Expandido com alta resistência à compressão e alta capacidade de isolamento termo acústicas e propriedades antifúngicas que atendem à Norma de Desempenho NBR 15.575/2014.

* Materiais e recursos: especificação de madeira legalizada Forest StewardshipCouncil ( FSC ), materiais regionais com alto conteúdo reciclado ( Castelatto e Braston) e baixo indices de compostos orgânicos voláteis COVs

* Qualidade do ar interno: melhoria na qualidade do ar e cuidado da saúde dos moradores com uso de exaustores para cozinha e banheiros, medidores de CO2 e fumaça, tecnologias que analisam o gás radônio;
* Práticas Sociais: capacitação do proprietário para manutenção e operação de sua residência sustentável.

MAGRANN ASSOCIATES EUA: A empresa americana MAGRANN Associates dos EUA recentemente teve dois projetos reconhecidos pelo U.S Green Building Concil (USGBC) em 2015,  pela relevância e destaque na certificação LEED for Homes. Além de receber o reconhecimento por um projeto certificado LEED for Homes no Caribe, na categoria casa sustentável (com arquitetura de Archipelago Hawaii), a empresa também foi premiada pela consultoria para a certificação, em nível Platinum, de unidades multifamiliares localizadas no bairro Passeo Verde, projeto que fica na Filadélfia, nos EUA. O bairro, que foi concebido com fortes conceitos de respeito à natureza e de inclusão social, é o primeiro certificado com o selo LEED ND nos EUA, também em nível Platinum, e contou com a empresa WRT na arquitetura e paisagismo e com a consultoria ambiental de Jon Jensen, profissional da Magrann.

LCP ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES: A construtora brasileira LCP Engenharia & Construções   é sinônimo de moradias sustentáveis com qualidade no Brasil. Sediada em São Paulo, há quase três décadas, a LCP contribui para o desenvolvimento da construção sustentável, abrangendo todas as classes sociais, e da implementação e divulgação dos procedimentos de certificação LEED na área civil, com iniciativas precursoras. A utilização do ECOGRID: Painel de Argamassa Armada com Miolo de EPS (poliestireno expandido), envolto em malha de ferro galvanizado, nos projetos e construções da empresa representa um avanço no sistema construtivo nacional, alinhando o Brasil a países como Estados Unidos (SCIP), Canadá e o continente europeu.